Conservação   


Parceiros sócio-ambientais
Parceiros


A Casa dos Arandis tem como princípio básico a prática da sustentabilidade, através da interação com a natureza e com as comunidades locais de forma responsável, respeitando e preservando o meio ambiente, acolhendo a cultura da região e promovendo benefícios para a população nativa, através do apoio a projetos educacionais, sócio culturais e ambientais. Promovemos a prática de um turismo sustentável, com mais consciência ecológica, incentivando os clientes a desfrutar das belezas naturais da região de forma contemplativa, interativa, e não predatória. "Não deixe nada, só pegadas, não leve nada, só memórias"..."Pense globamente, e aja localmente"...


Coração de Tartaruga
O projeto coração de tartaruga tem como missão, conservar as tartarugas-marinhas na península de Maraú em todas as fases de seu ciclo de vida, ajudando a região a se desenvolver de forma mais sustentável, e disseminar, de forma inclusiva, o conhecimento sobre boas práticas para a conservação do meio ambiente. De setembro a março, ocorre a "postura", que é a desova e nascimento desses seres marinhos. O projeto monitora, demarca e protege as tartaruguinhas, e nos nascimentos, a informação é compartilhada com as pousadas e hotéis, para que haja participação voluntária e interação dos turistas



Rede de Agroecologia Povos da Mata
O hotel Casa dos Arandis á parceiro e colaborador da Rede de Agroecologia Povos da Mata, que tem como objetivo a organização da produção da agricultura familiar em comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) do sul da Bahia, através da capacitação da produção orgânica, onde colhem alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos. Com isso, conseguem promover a prática da agricultura orgânica e amenizam um grave problema social, evitando assim, o êxodo das famílias para os grandes centros urbanos. A rede promove também, o fortalecimento da comercialização local por meio de feiras agroecológicas nas cidades, vilarejos, universidades, condomínios, através da venda de cestas orgânicas e programas de políticas públicas.



Escola Maramar
Inspirada na Pedagogia Waldorf, a prioridade da Escola é incentivar o desenvolvimento educacional - Educar para Transformar, cujo objetivo é a promoção do desenvolvimento social local, sem colocar em risco as futuras gerações e o meio ambiente, propiciando a formação integral de seres humanos e minimizando a desigualdade social, através da educação, da cultura e do meio ambiente. Hoje trabalham com três iniciativas: a Escola de ensino fundamental, que atende crianças do 1° ao 5° ano; o Jardim das Bromélias, jardim de infância para crianças de 2 a 6 anos; e o projeto Nascer do Som, que promove atividades musicais e culturais desde 2016.



Turismo CO2 legal
A Casa dos Arandis é o primeiro hotel da Península de Maraú a participar do Programa Turismo CO2 Legal. Uma rede de colaboradores que atua, de forma integrada, para promover a conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico das populações tradicionais dos destinos turísticos. Os participantes são o "trade" turístico e os turistas, que compensam as emissões de gases de Efeito Estufa geradas da operação dos empreendimentos e pelos meios de transporte utilizados na viagem, através da distribuição de "Bolsas Conservação" aos agricultores, que assumem compromissos conservacionistas e educacionais.



Instituto da Criança
A Casa dos Arandis colabora com O Instituto da Criança, que atua como uma plataforma que conecta diversas pessoas físicas e jurídicas, que encontram resposta para investir recursos financeiros, humanos, materiais e conhecimentos técnicos a fim de promover o desenvolvimento social. Para tanto, tem como principal foco os empreendedores sociais. E, através de editais anuais, patrocina projetos em instituições no Rio de Janeiro, além de projetos educacionais e de desenvolvimento comunitário.